Na última sexta-feira (29), Beyoncé lançou o seu oitavo álbum de estúdio nas plataformas digitais.
Intitulado de “Cowboy Carter”, o disco, que faz parte de uma era com três atos, sucede “Renaissance” e representa um mergulho profundo feito pela artista na história da música country.
Com 27 faixas, o projeto é composto por diversos feats e colaborações, incluindo uma parceria com Miley Cyrus, em “ll Most Wanted”, Post Malone com “Levii’s Jeans” e o sample do funk brasileiro “Aquecimento das Danadas”, dos DJs O Mandrake e Xaropinho, na música “Spaghetti”.
E engana-se quem pensa que acabou por aí. Outro destaque fica por conta da uma nova versão de “Jolene”, sucesso de Dolly Parton, que liberou a canção para Knowles.
Aliás, em “Cowboy Carter”, o hit é apresentado pela própria cantora.
“Ei, senhorita Honey B, é a Dolly P. Sabe aquela vadia de cabelo bonito sobre a qual você canta? Me lembrou de alguém que conheci naquela época, exceto que ela tem mechas flamejantes de cabelo ruivo”, diz ela, em referência à letra “Sorry”, da Queen B.
“Abençoe o coração dela. Apenas um cabelo de cor diferente, mas dói do mesmo jeito”, canta Beyoncé em sua própria versão.
Ouça abaixo:
Composta por Dolly Parton em 1973, a canção recebeu duas indicações ao Grammy, ganhando diversas versões covers ao longo dos anos.
Na faixa, a cantora pede que sua rival, dona de uma “beleza incomparável”, não roube seu marido.
Parton, casada com o empresário Carl Thomas Dean há 57 anos, já disse, em diferentes entrevistas, que o hit foi inspirado em uma história de ciúme da vida real.
“Tinha uma garota que trabalhava no banco quando eu e meu marido nos casamentos. Ela tinha uma queda por ele, e ele também tinha uma queda por ela. Eu só sei que ele passava mais tempo no banco do que tínhamos dinheiro, então chamei a atenção dele”, disse ela ao “60 Minute Australia”.
Além da versão de Beyoncé, o sucesso musical já foi interpretado por vozes como Olivia Newton John, The White Stripes, Miley Cyrus e Lil Nas X. Confira abaixo:
Olivia Newton John
Olivia Newton John, intérprete de Sandy de “Grease: Nos Tempos da Brilhantina”, também se aventurou pelo pop e country, inclusive apresentando “Jolene” em diversas ocasiões. Uma dessas é a gravação cover em seu disco “Come on Over”, de 1976.
The White Stripes
Em 2009, o duo de rock norte-americano também embalou o single, sendo, inclusive, elogiado pela própria autora.
Miley Cyrus
Já em 2012, foi a vez da ex-Hannah Montava gravar “Jolene” no projeto “The Backyard Sessions”. A versão ficou muito popular entre os internautas e fãs da artistas. Atualmente, o vídeo soma mais de 450 milhões de visualizações no YouTube.
Em 2023, Miley também incluiu a sua versão da música no álbum ao vivo “Attention: Miley Live”.
Lil Nas X
Em 2021, Lil Nas X fez um cover de “Jolene” durante sua participação no programa BBC Radio 1 Live Lounge, recebendo elogios de Parton. Na ocasião, a cantora disse ter ficado surpresa, honrada e lisonjeada com a homenagem.