Sem dúvidas já foi comprovada a importância dos airbags como itens de segurança de um veículo durante uma colisão, mas como funcionam em caso de capotamento? E se o carro capotar várias vezes, os airbags mantêm o funcionamento?
Para responder essas perguntas, é necessário entender como o equipamento foi projetado e como atua nos casos de acidente. Um airbag é um dispositivo de segurança passiva que protege os ocupantes de um veículo durante colisões. Os airbags são acionados após o veículo colidir com algo e são uma espécie de bolsões de ar que servem para amortecer o impacto das pessoas dentro do carro.
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Os airbags são um complemento ao cinto de segurança, reduzindo a probabilidade de a cabeça e a parte superior do corpo de um ocupante bater em alguma parte no interior do veículo. Além disso, também ajudam a diminuir o risco de lesões graves, distribuindo as forças da batida mais uniformemente ao longo do corpo do ocupante.
Os airbags disparam em caso de capotamento?
Os airbags laterais e de cortina podem ser acionados em caso de capotamento. Os sensores de capotamento detectam a mudança de orientação do veículo e acionam os airbags laterais e, em alguns casos, os airbags de cortina. Isto ajuda a proteger a cabeça e o tronco dos ocupantes durante o capotamento.
Os airbags dianteiros não serão acionados em caso de batidas laterais, traseiras e até capotamento. Eles foram projetados para proteger os ocupantes em colisões frontais. Entenda que a deflagração das bolsas depende de onde foi o impacto, a velocidade e o ângulo. A velocidade mínima para o acionamento e uma batida frontal contra objeto imóvel é de 30 km/h. Segundo especialistas, se a velocidade for inferior a 34 km/h, o airbag não será acionado.
O sistema de segurança foi projetado para funcionar em situações específicas. Portanto, caso as bolsas não inflem, o ideal é analisar o acidente para entender se foi realmente um defeito ou não.
Para ficar mais claro, veja os tipos de airbags:
- Airbag duplo frontal
- Airbag lateral
- Airbags de cortina
- Airbag de joelho
- Airbag de cinto
- Airbag central
- Airbag de teto
- Airbag traseiro
Os airbags de cortina são bolsas infláveis que se estendem de uma coluna à outra do veículo, na altura das janelas. Eles ficam ocultos pelo revestimento das colunas e, quando são acionados, devem preencher e protege as laterais frontais e traseiras, com o intuito de reduzir o impacto e proteger os passageiros.
Os airbags sempre são instalados de forma estratégica nos locais próximos de sua atuação. Por exemplo, o airbag frontal do motorista fica dentro do volante e o do passageiro na parte superior do painel.
Um veículo equipado com airbags múltiplos significa que possui mais do que as duas bolsas frontais, então, caso possua airbags laterais, de cortina, de joelho ou outros, o veículo possui múltiplos airbags.
Os múltiplos airbags podem disparar ao mesmo tempo?
Isso é muito improvável. Entenda: os airbags disparam apenas quando ocorre desaceleração brusca em uma direção. Os frontais e de joelho só serão acionados quando ocorrer um impacto frontal. Os demais permanecem intactos. Em caso de colisão lateral, apenas os airbags laterais e de cortina do lado onde ela ocorre serão deflagrados.
Os frontais, de joelho e laterais da outra extremidade não serão afetados. Portanto, para que todos os airbags disparem, seria necessária uma batida em cada lado do carro e uma frontal. Como é o caso de um ou vários capotamentos, que, em tese, todos seriam acionados caso haja colisão em todas as partes em que os airbags estão situados.
Portanto, os airbags podem ser deflagrados em um capotamento, mas por conta da desaceleração mais forte em alguma direção. Não é o capotamento que gera grande desaceleração em nenhum sentido, então os airbags não serão acionados caso o veículo não vá de encontro com algum obstáculo. Agora, se o carro for de encontro a um muro ou outro obstáculo, colida enquanto acontece o capotamento, os airbags abrirão.
O cinto de segurança é suficiente e substitui o airbag?
A essa altura, você já sabe que a resposta é não! O cinto de segurança não substitui o airbag. Os dois acessórios são complementares e devem ser utilizados sempre em conjunto.
O cinto de segurança proporciona um alto índice de proteção. No entanto, dependendo da intensidade da colisão, o peito do motorista ou do passageiro pode tocar o volante ou o painel de instrumentos. Nessas situações é que o air bag atua, minimizando ainda mais os riscos de lesões graves e/ou fatais.
Os airbags não são projetados para acionarem em qualquer tipo de colisão. O acionamento do airbag pode causar ferimentos, pois o corpo do ocupante fica solto, se aproximando demais da área de expansão da bolsa. A distância considerada adequada entre o tórax e o volante ou painel contendo o airbag é de cerca de 45 cm.
De acordo com dados recentes, as chances de sobrevivência utilizando o cinto de segurança e com a ativação dos airbags numa colisão é superior a 50%.
Importante:
- Os airbags demoram cerca de 30 milésimos de segundo a disparar. A velocidade a que abrem é de 400 km/h, ou 111 m/s.
- O sistema que controla os airbags analisa uma série de parâmetros do carro, como desaceleração, velocidade e até peso dos passageiros. Em uma colisão menos grave ou quando houver uma pessoa menor e mais leve, o airbag pode inflar a uma velocidade menor.
- Os airbags frontais são obrigatórios por lei desde 2014 no Brasil e desde 1997 na Europa.
- É pouco provável que os airbags sejam acionados em colisões traseiras. Os ocupantes não são projetados para a frente ou para os lados, logo, não necessitam de proteção adicional ao cinto de segurança.