Agroconsult eleva projeção para safra de soja no Brasil

O Diretório
por O Diretório
2 Leitura mínima

Fotokostico_Guettyimages

Conab estimou safra em 146,9 milhões de toneladas, quase 10 milhões de toneladas abaixo da Agroconsult

A consultoria brasileira de agronegócio Agroconsult aumentou nesta quarta-feira sua estimativa da safra de soja 2023/24 para o Brasil para 156,5 milhões de toneladas após pesquisar os campos nacionalmente e prever uma expansão da área plantada no maior produtor e exportador do mundo.

Em meio à expedição da Agroconsult, iniciada em janeiro, a consultoria projetou uma produção de 152,2 milhões de toneladas, citando incertezas relacionadas com o clima nas principais regiões produtoras.

A área nacional plantada com soja foi estimada em 46,4 milhões de hectares, 1,2 milhão de hectares a mais do que o projetado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), disse a Agroconsult.

A Conab estimou a safra de soja deste ano em 146,9 milhões de toneladas neste mês, quase 10 milhões de toneladas abaixo do número da Agroconsult.

André Pessoa, presidente da Agroconsult, disse que as condições climáticas irregulares no início da temporada, com fortes chuvas no sul do país e extrema seca no centro-oeste, tornaram a viagem deste ano uma das mais desafiadoras do ponto de vista técnico.

Depois de pesquisar campos em 15 Estados e considerar que o clima variava dependendo da região, a Agroconsult estimou a média da produtividade da soja 2023/24 do Brasil em 56,2 sacas por hectare, 6,5% menor que a temporada passada.

No maior produtor, Mato Grosso, a produtividade caiu 16,8%, para 53,1 sacas por hectare, estimou a Agroconsult. Contudo, a alta produtividade no Rio Grande do Sul compensou as perdas em outros Estados.

Dados da Agroconsult mostram que a produtividade da soja aumentou 55,2%, para 57,2 sacas por hectare, no Estado mais ao sul do Brasil, que teve perdas de colheita na temporada anterior devido à falta de chuvas.



Fonte: Externa

Compartilhe esse artigo