Agenda do dia: Dados do varejo nos EUA; PIB da China | Finanças

O Diretório
por O Diretório
7 Leitura mínima

Na busca por saber os passos futuros da política monetária dos Estados Unidos, o mercado deve se atentar ao resultado das vendas no varejo dos Estados Unidos referentes a março nesta segunda-feira. À noite, o principal destaque será a divulgação de diversos indicadores de atividade econômica da China, em especial o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre de 2024. Veja, abaixo, os principais destaques da agenda desta segunda-feira:

EUA comunicam vendas no varejo de março – O Departamento do Comércio dos EUA comunica, às 9h30 (de Brasília), o dado de vendas no varejo de março. A leitura anterior foi de alta de 0,6% na comparação mensal e de aumento de 1,5% na base anual. Estimativas de alta de 0,3% na comparação mensal e de aumento de 2,5% na anual.

Fed de Nova York informa índice Empire State de abril – O Federal Reserve de Nova York informa, às 9h30 (de Brasília), o índice Empire State de atividade manufatureira da região de Nova York de abril. Em março, o índice estava em -20,9 e a expectativa é de -9.

China apresenta PIB do 1º trimestre – A China apresenta, às 23h (de Brasília), o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre de 2024. No quarto trimestre, a economia chinesa cresceu 1% ante o trimestre anterior e aumentou 5,2% em bases anuais e a expectativa é de alta de 0,9% (trimestral) e 5% (anual).

China informa investimento em ativos fixos de março — O Escritório Nacional de Estatísticas (NBS) da China informa, às 23h (de Brasília), os investimentos em ativos fixos urbanos de março. No levantamento anterior, o investimento em ativos fixos urbanos subiu 4,2% na base anual e é esperada alta de 4,3%.

China expõe produção industrial de março — O Escritório Nacional de Estatísticas (NBS) da China expõe, às 23h (de Brasília), a produção industrial de março. Na divulgação anterior, a produção industrial aumentou 7% na base anual e a expectativa é de alta de 5,4%.

China divulga vendas no varejo de março — O Escritório Nacional de Estatísticas (NBS) da China divulga, às 23h (de Brasília), o resultado das vendas no varejo de março. Em fevereiro, as vendas no varejo aumentaram 5,5% na comparação anual e a estimativa é de alta de 4,5%.

FMI e Banco Mundial iniciam encontro de primavera – Começa em Washington o encontro de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial.

Lula recebe presidente do Iphan – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe às 15h o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass. Às 16h participa da apresentação do Programa Terra da Gente para a Reforma Agrária. As duas agendas serão no Palácio do Planalto.

Campos Neto participa de eventos do BIS em Nova York – Em viagem aos EUA, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, tem três compromissos em Nova York. Das 8h30 às 9h, horário local, ele se reúne com Christopher Rokos, CIO da Rokos Capital Management. Na sequência, das 9h às 14h, participa da Seventh High-Level Roundtable of Governors and Financial Sector CEOs e da Fourth Roundtable of CCA Governors with New York-based Chief Economists and Strategists for Latin America, promovidas pelo Conselho Consultivo das Américas (CCA) do Banco de Compensações Internacionais (BIS). Nesses dois compromissos, Campos Neto será acompanhado do diretor de Assuntos Internacionais e de Gestão, Paulo Picchetti. Às 15h, o presidente do BC palestra no evento C. Peter McCoulough Series of International Economics: a Conversation with Roberto Campos Neto, organizada pelo Council on Foreign Relations.

Diretor do BC tem reunião com Febraban – Na presidência interina do Banco Central, o diretor de Administração da autoridade monetária, Rodrigo Alves Teixeira, tem despachos internos, assim como Carolina de Assis Barros (Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta) e Diogo Guillen (Política Econômica). O diretor de Fiscalização, Ailton de Aquino Santos, participa, por videoconferência, da 36ª Sessão do Comitê de Decisão de Processo Administrativo Sancionador (Copas), em Brasília. O evento ocorre das 10h às 12h, horário de Brasília. À tarde, Santos tem reunião, por videoconferência, com representantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em Brasília, sobre assuntos de regulação. A agenda ocorre das 15h às 15h50 e também tem a participação de Otávio Damaso, diretor de Regulação. Além do encontro com a Febraban, Damaso tem despachos internos pela manhã e reunião, das 16h às 17h, com Rodrigo Souza, consultor sênior; Glaucio Neves, sócio-diretor, e Andrea Belfort, diretora executiva da Macroplan – Consultoria & Analytics, em Brasília, sobre assuntos de regulação. O diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, tem dois compromissos pela manhã. Das 10h às 11h, tem reunião com Stephan Kautz, economista-chefe; Lilian Giordano, EQI Wealth, e Luis Moran, EQI Research, da EQI Asset, no Banco Central, em São Paulo, para tratar de conjuntura econômica. Das 11h às 12h, o diretor reúne-se com Guilherme Lago, diretor financeiro; Eduardo Lopes, Rafael Wowk e Rafaela Nogueira, Relações Institucionais, do Nubank, no Banco Central, em São Paulo, para tratar de assuntos institucionais. À tarde, tem despachos internos. Renato Dias de Brito Gomes, diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução, tem reunião à tarde com representantes da Mastercard, no Rio de Janeiro, para tratar de assuntos de organização do sistema financeiro. A agenda ocorre das 16h30 às 17h30. Por fim, o secretário-executivo do BC, Leonardo Martins Nogueira, participa, por videoconferência, do evento Programa de Apoio ao Diagnóstico do PPSI (Programa de Privacidade e Seguranc¸a da Informacão), promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços, em Brasília. O compromisso ocorre das 14h30 às 17h.

— Foto: David Paul Morris/Bloomberg

Fonte: Externa

Compartilhe esse artigo