Agenda do dia: BC divulga IBC-Br; Fed apresenta Livro Bege | Finanças

O Diretório
por O Diretório
15 Leitura mínima

FGV divulga IPC-S Capitais da segunda quadrissemana de abril – O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) divulga, às 8h, o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) para sete capitais brasileiras da segunda quadrissemana de abril. O IPC-S da primeira quadrissemana de abril de 2024 subiu 0,18% e acumula alta de 2,60% nos últimos 12 meses. Seis das sete capitais pesquisadas registraram acréscimo em suas taxas de variação. Salvador foi de 0,09% para 0,22%. Brasília recuou de -0,33% para -0,14%. Belo Horizonte avançou de 0,16% para 0,34%; Recife saiu de 0,16% para 0,29%; Rio de Janeiro estava em 0,23% e foi para 0,42% e São Paulo0 variou de 0,25% para 0,30%. Apenas Porto Alegre teve índice maior entre as duas semanas, indo de -0,07% para -0,14%.

FGV publica Indicador do Comércio Exterior de março – O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre) publica, às 8h, o Indicador do Comércio Exterior (Icomex) de março. Este ICOMEX (março) registra que o superávit da balança comercial foi recorde na série histórica mensal do mês de fevereiro no valor de US$ 5,4 bilhões, e na do primeiro bimestre do ano com o valor de US$ 11,9 bilhões. A China liderou o aumento das exportações brasileiras, e o saldo do bimestre com esse país explicou 43% do superávit da balança comercial brasileira.

BC comunica Índice de Atividade Econômica de fevereiro – O Banco Central comunica, às 9h, o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) de fevereiro. O índice deve ter desacelerado a alta de 0,60% em janeiro para 0,40% em fevereiro, de acordo com a mediana das estimativas de 19 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data. Na pesquisa do Valor Data, a projeções variam de queda de 0,4% a crescimento de 1%.

MBA publica pedidos de hipotecas nos EUA na semana – A associação de bancos hipotecários (MBA, na sigla em inglês) mostra, às 8h (de Brasília), o número de pedidos de hipotecas nos EUA na semana até 12 de abril. Na semana anterior, houve alta de 0,1%.

EIA expõe estoques de petróleo e derivados nos EUA na semana – A Administração de Informações de Energia (EIA, sigla em inglês) dos EUA expõe, às 11h30 (de Brasília), os estoques semanais de petróleo e derivados nos EUA na semana até 12 de abril. Na semana anterior, os estoques de petróleo bruto aumentaram em 5,841 milhões de barris e os de gasolina subiram em 715 mil litros.

Tesouro dos EUA realiza leilão de T-bonds de 20 anos – O Departamento do Tesouro dos EUA realiza leilão de T-bonds de 20 anos. Às 14h (de Brasília), saem os resultados.

Federal Reserve divulga Livro Bege — O Federal Reserve comunica, às 16h (de Brasília), o “Livro Bege”, um sumário das condições econômicas atuais que servirá de base para as discussões de política monetária no encontro programado para os dias 30 de abril e 1 de maio.

Presidente do Fed de Cleveland discursa em evento – A presidente do Federal Reserve (Fed) de Cleveland, Loretta Mester, discursa em evento às 18h30 (de Brasília).

Conselheira do Fed discursa em evento – A integrante do conselho do Federal Reserve Michelle Bowman discursa em evento às 20h15 (de Brasília).

Lula participa de Fórum Empresarial Brasil-Colômbia – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em Bogotá (Colômbia), onde, às 10h (hora local, 12h de Brasília), participa de cerimônia oficial de chegada à Casa de Nariño – sede do governo colombiano. Às 10h15 (12h15), posa para fotografia oficial. Às 10h30 (12h30), terá reunião restrita com o presidente da República da Colômbia, Gustavo Petro, com quem terá reunião ampliada às 11h30 (13h30). Às 12h30 (14h30), participa de cerimônia de assinatura de atos; às 12h45 (14h45) faz declaração à imprensa; às 13h15 (15h15) participa de almoço oficial oferecido pelo presidente da República da Colômbia, Gustavo Petro. Às 15h (17h), participa de sessão de encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia. Às 17h (19h), participa de cerimônia de inauguração da 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo); às 18h30 (20h30) faz visita ao Pavilhão do Brasil na 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo). Às 19h40 (21h40), embarca de volta para Brasília.

Senado vota projeto sobre isenção do IRPF – O Plenário do Senado reúne-se às 14h e deve votar o projeto de lei (PL) 81/2024, que reajusta a faixa de isenção de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para evitar a tributação de pessoas que ganham até dois salários mínimos.

CCJ do Senado vota PEC do Quinquênio – A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado reúne-se às 10h e vota, entre outros itens, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 10/23, que institui a parcela mensal de valorização por tempo de exercício dos magistrados e membros do Ministério Público (PEC do Quinquênio).

Comissão da Câmara ouve ministro da Defesa – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara recebe, às 9h, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, e os comandantes da Marinha, almirante-de-esquadra Marcos Sampaio Olsen; do Exército, general-de-exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; e da Aeronáutica, tenente-btrigadeiro-do-ar Marcelo Kanitz Damasceno, para discorrerem sobre a agenda e prioridades do Ministério da Defesa para o ano de 2024 e outros temas atuais da pasta.

Comissão recepciona ministro do Trabalho – A Comissão de Trabalho da Câmara reúne-se às 9h para discussão da pauta e recepção do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Às 10h, o ministro apresenta o plano de trabalho e debate temas ligados à pasta.

Comissão da Câmara debate reforma tributária – A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara fará, às 10h, debate sobre a regulamentação da reforma tributária.

Conselho de Ética da Câmara avalia representações – O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara reúne-se às 10h para apreciação de pareceres preliminares em desfavor dos deputados Chiquinho Brazão, Ricardo Salles, Samia Bomfim, Jandira Feghali, General Girão e Lindbergh Farias.

Comissão da Câmara recebe ministra da Ciência e Tecnologia – A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara reúne-se às 10h e recebe a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, para apresentar plano de ações e políticas de governo no setor de CT&I; ações em 2023 e perspectivas para 2024; e contribuição do parlamento brasileiro para o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).

Câmara debate regulamentação de motoristas de aplicativos – A Câmara realiza comissão geral às 10h para debate sobre a regulamentação dos motoristas de aplicativos.

Comissão da Câmara ouve presidente do FNDE – A presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, participará, às 14h, de audiência pública na Comissão externa da Câmara sobre obras paralisadas e inacabadas para falar sobre as ações para retomada das obras.

Comissão da Câmara debate colaboração premiada – A Comissão de Segurança Pública da Câmara faz, às 16h30, audiência pública sobre o instituto da colaboração premiada. Polícia Federal e Ministério Público enviarão representantes.

STF vota processo sobre esterilização voluntária – Está na pauta do plenário do Supremo Tribunal Federal, que se reúne às 14h, um processo que discute os critérios estabelecidos em lei para a permissão de esterilização voluntária. Nesse caso, deve haver só sustentação oral. Também há uma ação que discute a possibilidade de nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, para o exercício de cargo político. Só sustentação oral também. Há ainda dois processos que tratam de indenização devida por jornalistas e veículos de imprensa, na publicação de notícias.

Haddad participa de eventos do G20 em Washington – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estará em Washington (EUA) onde, às 9h (hora local, 10h de Brasília), participa do FT Fome – G20 Global Alliance Against Hunger and Poverty-related event. Às 10h30 (11h30), participa do evento Tributação. Às 11h30 (12h30), participa do evento Global Sovereign Debt Roundtable (GSDR). Às 16h30 (17h30), participa do BM Constituency; às 17h30 (18h30) do FMI Constituency. Às 18h30 (19h30), participa de jantar do G20.

Campos Neto e diretores participam de reuniões do G20 Nos EUA – O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, tem uma série de sete reuniões e uma entrevista em Washington (EUA). No horário local, às 8h, Campos Neto participa de reunião do Steering Committee do Financial Stability Board (FSB). Depois, às 11h30, tem reunião com investidores organizada pela XP Investimento. Entre esses dois compromissos, o presidente do BC concede entrevista para o IMF Today, do Fundo Monetário Internacional (FMI), às 10h35, que deve ser publicada às 13h, horário local, 14h no horário de Brasília. No período da tarde, Campos Neto tem reunião com Christian Thomsen e Sighne Krogstrup, chairman do Conselho de Governadores e Governadora do Banco Central da Dinamarca. O compromisso está marcado para às 13h45 (horário local). Depois, às 14h30, se reúne com o subsecretário do Tesouro dos Estados Unidos, Brian Nelson. Às 15h, tem compromisso com o presidente do BC da Bolívia, Roger Edwin Rojas Ulo. Às 17h30, se reúne com o representante-chefe do BIS das Américas, Alexandre Tombini, e, às 18h, participa da reunião de ministros das Finanças e presidentes dos BCs do G20. Também em Washington, o diretor Diogo Guillen (Política Econômica) tem reunião às 15h com Donald Kohn, senior fellow de estudos econômicos da Brookings Institution. Às 16h30, a reunião é com Robin Brooks, senior fellow do programa de economia global e desenvolvimento da Bookings Institution. Às 17h15, a reunião é com o diretor para o hemisfério ocidental do FMI, Rodrigo Valdés. Também participam Ana Corbacho e Daniel Leigh. Às 20h, o jantar é com Afonso Bevilaqua, diretor-executivo do Brasil no FMI. O diretor Paulo Picchetti (Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos), também em Washington, participa junto com Campos Neto, dos compromissos com o presidente do BC da Bolívia, da reunião dos ministros das Finanças e presidentes dos BCs do G20 e da reunião com investidores organizada pela XP Investimentos. Picchetti ainda tem uma reunião bilateral com representantes do Banco da França, Agnès Bénassy-Quéré, deputy governor, e Pierre-François Weber, diretor de políticas europeias e multilaterais. O compromisso será às 8h45 no horário local. Às 13h, horário local, o diretor tem encontro com investidores organizados pelo Santander. Às 16h45, o compromisso é com o diretor-executivo do Brasil no FMI. O diretor Renato Dias de Brito Gomes (Organização do Sistema Financeiro e Resolução) participa junto com o diretor Guillen da reunião com Donald Kohn, da Brookings Institution. Mais cedo, às 10h, o compromisso é com Sophie Sirtaine, CEO do Consultative Group to Assist the Poor (CGAP).

Diretor do BC participa de encontro do FSB – Em Brasília, o diretor de Regulação do Banco Central, Otavio Damaso, participa da reunião do Steering Committee Meeting, promovida pelo Financial Stability Board (FSB) às 9h, por videoconferência. De tarde, às 17h, o diretor tem reunião com o presidente do IRB Brasil (Re), Marcos Pessôa de Queiroz Falcão. O diretor Ailton de Aquino Santos (Fiscalização), também em Brasília, se encontra com representantes do Centro Cooperativo Sicoob, às 8h30. Os outros diretores têm previsão de despachos internos.

Mercadante tem reunião com executivos da Vale – O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, estará no Rio de Janeiro. Às 10h30, terá reunião com a sra. Esmeralda Dourado. Às 12h, terá reunião com a Vale: Eduardo Bartolomeo, presidente; e Marcello Spinelli, vice-presidente Executivo de Soluções de Minério de Ferro. Às 15h, tem reunião com a Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar e Bioenergia): Evandro Herrera Bertone Gussi, diretor presidente; Patricia Audi, diretora executiva; e Luciano Rodrigues, diretor de Inteligência Setorial.

— Foto: Jorge William/Agência O Globo

Fonte: Externa

Compartilhe esse artigo