O modelo de maior sucesso na operação brasileira da Nissan ganha em breve uma segunda geração, mas a original não desaparecerá imediatamente das concessionárias. A montadora japonesa, com fábrica em Resende (RJ), confirmou que o SUV Kicks em sua configuração atual ganhará uma sobrevida a partir do lançamento da nova versão, prevista para o ano que vem.
O novo Kicks, já em testes, será produzido sobre a plataforma CMF-B, compartilhada com a Renault, e contará com motor turbo. Desenvolvido com a participação da engenharia brasileira da Nissan, o Kicks foi apresentado oficialmente nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Desde então, contava com câmbio CVT e o já consagrado motor HR16DE, 1.600cc 16 válvulas.
O visual com ângulos bastante marcados e uma clara inspiração oriental se mostrou um sucesso e levou a fabricante a apostar em sua venda nos Estados Unidos, teoricamente um mercado pouco aberto aos SUVs compactos.
Reestilizado em 2021, o Kicks segue mostrando fôlego no Brasil, embora encare uma concorrência numerosa em seu segmento. De acordo com os números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), no acumulado de 2024, o Kicks foi o oitavo modelo mais emplacado, além de ser o primeiro SUV da lista.
A decisão da Nissan de oferecer ao mesmo tempo as duas gerações do Kicks repete a estratégia adotada pela Hyundai com seu Creta, concorrente direto do modelo japonês.
A configuração atual, teoricamente mais acessível, terá como foco principalmente em taxistas, motoristas de aplicativos e frotistas. Além disso, permitirá à montadora usar por mais tempo o maquinário criado para a fabricação do Kicks de primeira geração, rentabilizando o investimento.