Tudo sobre Inteligência Artificial
A Nvidia anunciou, na segunda-feira (18), uma plataforma 6G para pesquisadores com uma abordagem que, segundo a empresa, vai desenvolver “a próxima fase da tecnologia sem fio”. Por meio da plataforma Nvidia 6G Research Cloud, organizações vão acelerar o desenvolvimento de tecnologias 6G, que conectarão trilhões de dispositivos com as infraestruturas de nuvem, segundo a empresa.
Para quem tem pressa:
Ainda de acordo com a Nvidia, esses avanços vão estabelecer a base para um “mundo hiper-inteligente” habitado por veículos autônomos, espaços inteligentes e uma ampla gama de experiências de realidade estendida e educação imersiva, além de robôs colaborativos. Arm, Nokia e Samsung estão entre as primeiras companhias a usarem a plataforma e firmarem parceria com o ecossistema da fabricante.
Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar:
A futura convergência de 6G e IA promete um cenário tecnológico transformador. Isso trará conectividade perfeita e sistemas inteligentes que redefinirão nossas interações com o mundo digital, inaugurando uma era de inovação e conectividade sem precedentes.
Charlie Zang, vice-presidente sênior da Samsung Research America
Nova plataforma da Nvidia para 6G
A plataforma Nvidia 6G Research Cloud consiste em três elementos fundamentais, conforme divulgado pela empresa:
Aerial Omniverse Digital Twin para 6G
Uma aplicação de referência e amostra para desenvolvedores que permite simulações fisicamente precisas de sistemas 6G completos, de uma única torre à escala da cidade. Inclui simuladores de rede de acesso por rádio (RAN) e equipamento de usuário definidos por software, juntamente a propriedades realistas de terreno e objeto.
Usando o Aerial Digital Twin da Omniverse, os pesquisadores poderão simular e construir algoritmos de estação base com base em dados específicos do local e treinar modelos em tempo real para melhorar a eficiência de transmissão, segundo a Nvidia.
Aerial CUDA-Accelerated RAN
Uma pilha RAN completa e definida por software que oferece flexibilidade significativa para pesquisadores personalizarem, programarem e testarem redes 6G em tempo real, de acordo com a Nvidia.
Sionna Neural Radio Framework
Um framework que proporciona integração com frameworks populares como PyTorch e TensorFlow, aproveitando as GPUs da Nvidia para gerar e capturar dados e treinar modelos de IA e machine learning em escala. Isso também inclui o Nvidia Sionna, a principal ferramenta de pesquisa de nível de link para simulações sem fio baseadas em IA/ML.
“O enorme aumento de dispositivos conectados e a hoste de novas aplicações em 6G exigirão um salto vasto na eficiência espectral sem fio em comunicações de rádio”, disse Ronnie Vasishta, vice-presidente sênior de telecomunicações na Nvidia. “Chave para alcançar isso será o uso de IA, uma pilha de referência RAN definida por software e tecnologia de gêmeo digital de próxima geração.”
Para acessar a plataforma, os pesquisadores podem se inscrever no Programa de Desenvolvedores 6G da Nvidia.
Parcerias com a Nvidia
Testes e simulações desempenharão um papel essencial no desenvolvimento da próxima geração de tecnologia sem fio, segundo a empresa. E os principais fornecedores deste setor têm trabalhado com a Nvidia para contribuir para os novos requisitos de IA com 6G, acrescentou a companhia.
“A Ansys está comprometida em avançar a missão do 6G Research Cloud, integrando perfeitamente o inovador solucionador Ansys Perceive EM no ecossistema Omniverse”, disse Shawn Carpenter, diretor de programas de 5G/6G e espaço na Ansys. “Perceive EM revoluciona a criação de gêmeos digitais para sistemas 6G. Sem dúvida, a convergência das tecnologias Nvidia e Ansys pavimentará o caminho para sistemas de comunicação 6G habilitados para IA.”
“O acesso a ferramentas de design específicas para wireless é limitado, mas necessário para construir uma IA robusta”, disse Kailash Narayanan, presidente e gerente geral do Grupo de Soluções de Comunicações da Keysight. “A Keysight tem o prazer de trazer sua expertise em redes sem fio para possibilitar a próxima geração de inovação em redes de comunicações 6G.”