A onda de calor no Sudeste segue com temperaturas elevadas e tempo bastante seco. Neste sábado (16), Belo Horizonte registrou a temperatura mais alta de 2024 e a maior para o mês de março desde 2013.
De acordo com a Defesa Civil da capital mineira, por volta das 14h20, os termômetros registraram 34,2 ºC na estação Venda Nova. Antes, a maior temperatura de 2024 havia sido registrada em 17 de janeiro, quando os termômetros marcaram 34ºC.
Pela série histórica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o recorde de temperatura em um mês de março havia sido em 2013, quando a temperatura chegou a 33,9 ºC no dia 12. Antes disso, o recorde era de cinco décadas antes, com 33,4 ºC em 20 de março de 1963.
No primeiro dia de março de 2024, os termômetros atingiram os 33,4ºC, igualando como a terceira temperatura mais alta para março até então. Além de ser a maior temperatura para o mês de março na cidade, a Defesa Civil também alertou para a baixa umidade na cidade, com apenas 33%.
Durante esta semana, a onda de calor sufocante se espalhou pelo país, elevando as temperaturas no sul, sudeste e parte do centro-oeste. Segundo a Climatempo, o sábado (16) foi de calor e sem chuva nas áreas de Mato Grosso do Sul próximas da fronteira com o Paraguai, no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, na Grande BH.
O mesmo aconteceu com o centro-leste de Minas Gerais, no Espírito Santo, no Recôncavo Baiano e no centro-norte da Bahia, no sul e litoral de Sergipe.
Para o domingo (17), a previsão é de sol, calorão e pancadas de chuva com raios em quase todo o Brasil. Há risco de chuva moderada nas regiões sul, nordeste e norte.