O México exigiu neste sábado (6) que o Equador dê garantias de que seu corpo diplomático em Quito possa deixar o país em segurança, depois que a polícia local invadiu a embaixada mexicana no Equador para prender o ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas.
A operação sem precedentes fez com que o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, rompesse imediatamente as relações diplomáticas com o Equador e ordenasse a volta de todo corpo diplomático mexicano em território equatoriano.
Neste sábado, o Ministério das Relações Exteriores do México exigiu “as garantias necessárias por parte do Equador para a saída do corpo (diplomático) mexicano”, segundo comunicado.
Na noite anterior, a ministra das Relações Exteriores mexicana, Alicia Bárcena, disse que estava aguardando uma resposta das autoridades equatorianas para enviar um avião para retirar os diplomatas do país. “Estamos vendo qual é a melhor maneira de retirar nosso pessoal (…) é todo o pessoal com suas famílias”, disse a ministra à imprensa local.