O Microsoft Edge está testando uma função que permite ao usuário controlar o uso de memória RAM por ele. A novidade foi encontrada pelo usuário do X, Leopeva64.
A novidade foi encontrada na versão de teste mais recente do Edge, o Edge Canary, supondo que a liberação oficial do recurso possa acontecer em breve.
Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar:
Controle da memória RAM no Edge
- Nas capturas de telas mostradas acima, vemos duas opções de controle de uso da RAM:
- Durante jogos, onde você deverá limitar o uso da RAM pelo navegador enquanto estiver jogando;
- Sempre, para controlá-lo a qualquer momento;
- Além disso, acessível pelo menu em formato de coração, vemos o nível de uso da RAM em tempo real na janela “Conceitos básicos do navegador”.
Segundo o XDA Developers, o recurso é integrante da estratégia de implementação controlada da Microsoft.
Caso você participe do programa de desenvolvedores, o Edge Insider, e tem o Canary mais recente, pode ver se a novidade está disponível em Configurações > Sistema e desempenho > Detector de desempenho.
Microsoft tem artimanhas para fazer você usar o Edge; saiba quais
Não é de hoje que o Microsoft Edge duela com o Google Chrome e o Mozilla Firefox no mesmo nível. Já há alguns anos, o navegador passou a ser baseado no Chromium e abastecido com inteligência artificial (IA), o que o deixou muito mais leve, intuitivo e funcional.
Contudo, assim como nos tempos do saudoso Internet Explorer, quando Bill Gates e cia usaram (e abusaram) de truques escusos para bater a concorrência no fim dos anos 1990 e início dos anos 2000, a Microsoft segue usando artimanhas para forçar usuários do Windows a usarem seu navegador atual.
Leia a matéria completa aqui