5 filmes sobre o perigo das Fake News

O Diretório
por O Diretório
9 Leitura mínima

O fenômeno das fake news tornou-se uma preocupação crescente em nossa sociedade contemporânea. Para quem não sabe, esse termo (“notícias falsas”, traduzido para o português) refere-se a informações enganosas, imprecisas ou fabricadas que são apresentadas como se fossem verdadeiras. 

Muitas vezes compartilhadas de maneira irresponsável, as fake news têm o poder de moldar percepções, influenciar decisões e até mesmo desencadear consequências sérias. 

Inspirado nessa problemática, decidimos listar 5 filmes que abordam os perigos das fake news.

Fake News: melhores filmes sobre

Não Olhe para Cima (2021)

Don’t Look Up (2021) / Crédito: Netflix (divulgação)

Satira política dos tempos atuais, “Não Olhe para Cima” aborda temas relacionados à desinformação, negação da ciência e manipulação da mídia. 

Com direção de Adam McKay, o filme é conta com grandes estrelas no elenco, como Jennifer Lawrence e Leonardo DiCaprio. O elenco ainda conta com vários nomes de peso como Jonah Hill, Mark Rylance, Tyler Perry, Timothée Chalamet, Cate Blanchett e Meryl Streep. 

A narrativa acompanha dois astrônomos que identificam um cometa em trajetória de colisão com a Terra. No entanto, ao alertarem a imprensa, autoridades e a população sobre a ameaça iminente, uma onda de indiferença, ceticismo e insensatez parece tomar conta do mundo inteiro.

Leia também:

Depois da Verdade – Desinformação e o Custo das Fake News

After Truth: Disinformation and the Cost of Fake News (2020) / Crédito: HBO Max (divulgação)
  • Disponível para assinantes do HBO Max.

Dirigido por Andrew Rossi, este documentário aborda o fenômeno das fake news nos Estados Unidos através de campanhas de desinformação disseminadas nas redes sociais e seus impactos na vida das pessoas comuns. 

O filme explora como as notícias falsas são amplificadas pela tecnologia, destacando casos perigosos na vida real. O documentário também aborda teorias conspiratórias.

A Conspiração Antivacina (2021)

The Rise of the Anti-Vaxx Movement (2021) / Crédito: HBO Max (divulgação)
  • Disponível para assinantes do HBO Max.

Este documentário aborda o movimento antivacinação, perpassando sobre o uso de fake news e o negacionismo científico praticado por eles. 

O filme aborda as raízes do movimento, incluindo a figura de Andrew Wakefield no início desse fenômeno. O filme também perpassa sobre o uso de informações manipuladas pelo grupo no período da pandemia de COVID-19.

A Caça (2012)

Jagten (2012) / Crédito: Nordisk Film (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

Este filme dinamarquês, dirigido por Thomas Vinterberg, lida com a propagação de informações falsas e acusações infundadas, mostrando como isso pode causar danos irreparáveis à reputação e à vida das pessoas. 

Na trama, um professor do jardim de infância, interpretado por Mads Mikkelsen, tem sua vida transformada em um pesadelo. Isso ocorre devido a uma mentira inocente contada por uma criança, que leva a sérias acusações de abuso sexual infantil contra ele.

Mera Coincidência (1997)

Wag the Dog (1997) / Crédito: New Line Cinema (divulgação)
  • Disponível para alugar e comprar no Amazon Prime Video.

Barry Levinson dirigiu essa comédia satírica em 1997 que explora temas atuais como manipulação de informações e a pós-verdade. A produção conta com Dustin Hoffman e Robert De Niro no elenco. 

Na trama, um escândalo sexual envolvendo o presidente dos Estados Unidos surge às vésperas das eleições. Para desviar a atenção do público, os assessores da Casa Branca contratam um produtor de Hollywood para criar uma guerra fictícia com a Albânia.

O roteiro do longa é coescrito por Hilary Henkin e David Mamet, que adaptaram livremente o romance de Larry Beinhart, “American Hero”, de 1993.



Fonte: Externa

Compartilhe esse artigo